terça-feira, 1 de julho de 2008

Eu pensei em cidadania

Quando saio de casa com o carro observo que as pessoas perderam toda a noção ( se é que um dia tiveram) de educação no trânsito. Hoje as ruas de de São Paulo viram laboratório para qualquer Velhina de Taubaté perder as esperanças no país e nas pessoas.

Se liga nos motoristas?Encorporados por alguma entidade não identificada, servindo de cavalo para almas torturadas no purgatório. Parecem damas da idade média, muito bem dotadas. Cortam e costuram. Uns vão além. Cortam, costuram, pintam e bordam. 
Dar a vez: Prá quê?
Seta: Existe isso? Não é enfeite? 
Sinal vermelho: Eu passo. 
Cruzamento: Fecho! 
Cara feia porque você reclamou (com razão) que te fechei:Truco!

Agora se liga nos motoqueiros. São os donos da rua. Por que eles podem andar no meio das faixas? Por que não existe rodizio pro Motoca? Porq ue eles dispõe de faixas exclusivas? Alguém já viu motoqueiro ser multado? Bem, motoqueiro virou sinônimo de estatistica. Quanto mais impunidade dão a eles, mais mortes acontecem. Mas os caras não desistem e proliferam!

Agora se liga nos guardinhas da CET. Alucinados atrás de uma placa fora de rodízio. De alguém falando no celular. Tipo assim: Tom Cruiser como o Vampiro de A Dança dos Vampiros quando consegue um pescocinho novo, no final do longa. Surreal. Mas já perceberam que os caras são feitos de açúcar? É só chover que eles somem TODOS! Inacreditável.

Aí se liga nos pedestres. Faixa de pedestre? Prá quê? Atravessar fora dá mais emoção que ficar ali paradinho, esperando o sinal ficar vermelho. Andar na rua é muito mais libertário que as calcadinhas infâmes. Se jogar na frente de carros trás muito mais frison do que ver a novela das oito. Já viu os vendedores de amendoim na 23 de maio? Pois é. Você viu. Eu vi. A CET não vi. Além de serem feitos de açúcar os caras são movidos a cheiro de gasolina. Como eles vão multar os vendedores de amendoim? Deixa o amendoim prá lá e vamos ficar de olho nos furôes do rodízio.

E por último se liga nas autoridades responsáveis pela engenharia de trânsito. Vamos dar faixa exclusivas de motoqueiros na 23 de maio. Ah, não funcionou. Vamos dar faixa esclusivas para eles na Rebouças. Ah, agora vamos tirar os caminhões. Parece a piada do marido que pegou a mulher com outro no sofá. Indignado, resolveu rapidamente o problema: Jogou o sofá fora.

É isso aí. E cada dia mais o Brasil é o país do futuro, esquecendo de fazer as simples lições de cidadania dos dias atuais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog