sexta-feira, 4 de julho de 2008

Profunda Admiração por EMECE.

Mercado das 7 portas - By EMECE
Quando conheci EMECE, há 20 anos atrás, ele era o cara mais sarcástico que eu havia conhecido. Na verdade ele ainda era o "Marcio Costa e Silva". Toda aquela acidez, prá um cara de 18 anos, fazia uma baita diferença. Começamos a faculdade de Publicidade. Longas viagens de barca, para Niterói, e muitas vezes, greve e ausência de professores. Seis meses depois, Marcio foi convocado a servir o exército. Sua pele caucasiana não colaborava com o sol da Av. Brasil. E, Marcio começou a desistir de suas idas e vindas a Niterói. Ele ia e voltava. E nas suas vindas, nos enchia de Albert Camus, Kafta... Me deu "O Estrangeiro", depois "A Peste". Cinema? Só se fosse prá ver "Asas do Desejo (Der Himmel ünder Berlin)" ou o "Encouraçado Potenkim". Ele fala de futebol, mas só porque é vascaíno como eu. Falava de música, que eu nunca tinha ouvido. Me deu um K-7 do The Doors. Falava de política e tinha uma base forte e argumentação estruturada. Ele não ia prá rua em passeatas escolares. Dava risada e perguntava prá mim se eu sabia o que tava fazendo. Quando invadimos o MEC, em 89, ele foi o primeiro a dizer: "Fala sério..." Ele gostava de ler, gostava de ensinar a gente a ler. Ensinava a gente a pensar. Em qualquer cerveja de bar, ele ia a fundo nos questionamentos. Nos nossos questionamentos. E ria. Ria rabugento. Grande Marcio. Uma atitude muito além dos seus 19 anos....

Hoje EMECE é fotografo profissional, jornalista atuante, e ganhou um sotaque gostoso na Bahia de São Salvador. Confira alguns trabalhos deste Germo-Baiano querido, uma pessoa de muitos horizontes e que produz questionamentos digitais:
http://emece.multiply.com/
http://emece.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Arquivo do blog